segunda-feira, abril 04, 2005

Eu não quero ser Papa pá! Deslarga-me!

Com a morte de João Paulo II abre-se a saudosa tradição de eleger um novo Papa. Mais de uma centena de cardeais vão discutir entre si o próximo sucessor de Pedro, que, segundo alguns, se mantém como a referência maior entre os Papas, sobretudo ao nível do remate e da capacidade de ler o jogo.

Chama-se o Conclave e é a eleição das eleições.
Quais legislativas qual carapuça. Quais Vale e Azevedo, um cêntimo é um cêntimo, qual carapuça. Esta é a mãe de todas as eleições.

A sala do Conclave está cheia que nem um ovo.
Os cardeais empurram-se uns aos outros e tentam chegar à mesa do Bufett, ou Buféte como dizem algumas pessoas do Norte. É grande o ragabofe, ou ragabouef como dizem alguns franceses.

À entrada também há grande confusão, com people a chegar de todas as partes do mundo.

Gajo vestido com camisa do Manchester United: "Eu sou o Cardeal de... Manchester, D. Nistelroy".
Secretário: "D. Nis.... Nistel... Nah, não há nenhum com esse nome. Hey, essa camisa não é do Manchester United?"
Gajo vestido com camisa do Manchester United: "Deve haver algum engano. Eu tenho a camisa vermelha!"
Secretário: "Saia. Tenha vergonha na cara".
Gajo vestido com camisa do Manchester United: "RONÁLDOU! RONÁLDOU!"
Secretário: "O seguinte".
D. José Policarpo: "Er... olá. Eu sou..."
Secretário: "Deixe-me adivinhar. É cardeal e está aqui para o Conclave"
D. José: "Sim, é isso mesmo".
Secretário: "Você pensa que eu nasci ontem? Podia ter arranjado uma roupa mais convincente. O gajo com a camisa do Manchester passava mais facilmente".
D. José: "Mas... mas... eu... Portug..."
Secretário: "Fora! Fora! Seguinte!"
Gajo com T-Shirt manchada de Ketchup: "Olá. Eu sou o Tenente-Cardeal Heinz!"
Secretária: "Como está Sua Iminência, pode passar".

Depois de subornar um guarda Suiço com um delicioso chocolate Nestlé Snack, já dentro da sala do Conclave, D. José Policarpo tenta passar despercebido.

Cardeal #1: "Garoto, traga-me um Xerez".
D. José: "Eu não sou um empregado. Eu sou um cardeal. De Portugal"
Cardeal #1: "Cardeal de Portugal, traga-me um Xerez".
D. José: "Vá buscá-lo você!"
Cardeal #1: "Com essa atitude nunca vai chegar a Papa. Olhe, com o meu voto não conte!".
D. José: "Pode meter o seu voto no..."
Cardeal #2: "Eh Jusé como tu estás pá!"
D. José: "Hum?"
Cardeal #3: "Não te lembras de mim pá? Cardeal Fatzenberger... 1981...?"
D. José: "Não estou a ver..."
Cardeal #3: "Concilio de Praga... revisão canónica de 1980...".
D. José: "Hum..."
Cardeal #3: "bar Gay na Biller Strasse... aquele stripper vestido de cowboy..."
D. José: (a gritar): "FATZY!!!"

(saem dois beijinhos ao Cardeal)

D. José: "Eh pá. Estás na mesma pá!"
Cardeal #3: "Já viste esta cena pá. Está um gajo descansadinho em casa..."
D. José: "Nem me digas nada. Antes queria ter uma unha encravada do que ser Papa. Eu enjoo nos aviões e tudo pá".
Cardeal #5: (bêbado) "Sabem quem devia ser Papa? O Cardeal Richelieu!"

(passa o gajo vestido com uma T-Shirt com Ketchup, com um bocado de frango na boca)

Cardeal #3: "Quem é aquele?"
D. José: "Não sei... ouve lá, quando é que isto acaba. Vai dar a Quinta e queria ver se apanhava o fim daquilo".
Cardeal #4: "Vocês viram a Quinta!?"
D. José: "Eu é que não ia para lá, pregar aos animais".
Cardeal #3: "Tu também não vais para lado nenhum pá. Há-des arranjar muitos amigos assim, há-des".

(toca uma sineta. Entra o secretário de estado do Vaticano)

Secretário: "Ouçam todos. Agora vamos dar inicio à tradicional largada do novilho Papal dentro do Conclave, seguido da tradicional benção das dançarinas exóticas a que se seguirá a votação e bar aberto".

Entra um novilho. Atraído pelo vermelho, o animal começa à cornada a todos os cardeais que apanha pela frente. D. José é o primeiro a levar e cai em cima do Buféte. Ao fim de uns minutos já não está nenhum cardeal de pé e o novilho come alegramente parte da salada russa da travessa caída ao chão.

D. José: (meio zonzo) "Temos de arranjar maneira de nos safarmos disto".
Cardeal #3: "Só se..."

Fade out para um repórter da CNN no exterior da Praça de S. Pedro.

Repórter: "...fim da tradicial largada do novilho Papal e ao que sabemos, nenhum cardeal se destacou ainda. Mas... esperem, parece que... sim, há fumo branco! Fumo branco que sai da chaminé. Há um novo Papa!"

A câmara faz um zoom para a varanda Papal e lentamente vê-se uma figura que sai de dentro da Basilica. Vestido com o tradicional chapéu pontiagudo, manto branco, ceptro e... T-shirt manchada de Ketchup, acena para o povo em delirio.

Repórter: "Chega agora o comunicado... o novo Papa é o Monsenhor Cardeal...Heinz?".

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?