domingo, abril 04, 2004

Luis "o facas" Pereira de Sousa

Aqui há coisa de uns dias, o nosso chefe de redacção perguntou-nos se tinhamos uma ideia para uma reportagem. Ninguém disse nada, era de manhã cedo e a maior parte de nós mal conseguia abrir os olhos, quanto mais falar. Eu que sou o mais certinho, disse que se calhar era giro ir à procura de pessoal que tinha sido famoso e que tinha desaparecido. O chefe - com um rotundo "cambada de filhos-da-mãe, façam o que quiserem" - acentiu.
Depois de alguns litros de café eu e os meus colegas lá nos pusemos a caminho, em busca de Luis Pereira de Sousa.

Eu: «Onde achas que ele pode estar?»
Colega #1: «Eu não falo contigo»
Eu: «O que é que ele tem?»
Colega #2: «Eu também não falo contigo»
Eu: «Porquê?»
Colega #1: «Porque não ficaste com a boca calada. Tinhamos o dia todo para jogar ás cartas!»
Eu: «Pensava que não falavas comigo»
Colega #1: «Chupa-mos»

Saimos num Clio e - seguindo a minha ideia - fomos à RTP.

Eu: «Bom dia. Queriamos informações sobre o Luis Pereira de Sousa»
Recepcionista: «Quem?»
Eu: «Luis Pereira de Sousa. Gordinho. Fazia programas na Feira Popular. Tinha a modos que uma piada estranha, entre o Julio Isidro e o António Sala»
Recepcionista: «Hum... deixe-me tentar aqui uma coisa... Estou, segurança?»
Colega #1: «Eu não o conheço»
Colega #2: «Eu estou aqui contra a minha vontade!»
Funcionário na pré-reforma: «O Luis? Eh pá, não ouço esse nome há anos. A última vez que soube dele, estava no bairro das Adolescentes Grávidas ali para os lados do Aeroporto»

Lá fomos para o Aeroporto. Tinhamos um desenho do Luis, que eu tinha feito de memória e 20 euros para despesas, pelo que ainda havia esperança.

Drógado: «Passa pra cá o carcanhol beto! EU ESPETO-TE COM CANCRO!»
Eu: «Toma lá, calma, calma. Olha por acaso não conheces este homem?»
Drógado: «Informações de graça? Achas que o cavalo cai das árvores é?»
Eu: (mortinho para fazer uma piada com o Pegaso) «Não er... mas não temos mais dinheiro...»
Drógado: «O teu colega lourinho é jeitoso»
Colega #2: «Ai...»
Eu: «Vá lá Antunes, é para o bem da reportagem»
Colega #2: «Pronto, tá bem. Mas eu fico por cima, não me hão-de chamar bicha!»
Drógado: «Er... eu quero-te mas é para me levares uns pacotes pesados ali pra baixo pá. Paneleirote...»
Colega #2: (com riso nervoso) «Tava a brincar pá. Eu sabia. Que era, que eram os... os pacotes, pá. eheh»

O Antunes lá levou (n)o pacote do drógado e em troca soubemos da morada actual de Luis Pereira de Sousa: barraca 342, travessa dos corcundas à direita do beco dos decepados, onde parece que se come uma bela sardinha ao escabeche.

Eu: (a bater à porta) «Luis? Está em casa?»
Vizinha: «Ai que rapazes tão jeitosos. São da PJ?»
Eu: «Não minha senhora, somos jornalistas»
Vizinha: «João, põe a cavilha na granada, não são da PJ! Mas olhe que o Luis já não mora aqui»
Eu: «Ai não?»
Vizinho: «O facas morreu a semana passada numa rixa na taberna, por causa dos matraquilhos»

As restantes duas horas foram passadas a ouvir a história do "facas", contada pela simpática velhinha que tinha um negócio de tráfico de crack e carrinha de bifanas nos dias de jogos. Luis Pereira de Sousa, deprimido depois dos exitos na RTP virou-se para a delinquencia. Deixou a mulher e o luxuoso T2 em Albarraque para viver no meio dos seus, na luta diária por um pedaço de pão bolorento. Soubemos que ultimamente tinha falado em apresentar uma proposta à nova :2, um programa na Feira Popular, mas com livros, mas isso era mais a Sagres a falar. Enfim, um triste final para um homem que podia ter sido mais do que apenas uma promessa do nosso panorama televisivo nacional. Fica aqui a sentida homenagem e um aviso: não venham a este bairro sem um colega jeitoso louro, que goste de levar (n)o pacote.

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?