quarta-feira, fevereiro 04, 2004

A Dona Firmina vai ao cardiologista

Prédio da Caixa no Montijo. Na rua uma fila interminável de pessoas espera que abram as portas. São 5 meia da manhã. A D. Firmina, bem prevenida, enrolou duas sandes de paio e uma de ovo em folha de aluminio, mais uma gemada, tudo dentro de um saco de plástico do Jumbo.
Passam as horas... a D. Firmina vendeu uma das sandes a um senhor de 76 anos, por 10 euros e vai morfando a de ovo. Finalmente abrem as portas e entram todos aos empurrões. Em virtude das suas varizes crónicas, a D. Firmina chegou primeiro, não sintindo as pernas depois de 3 horas em pé e não se importando com isso.

Médico: "Então, como está a senhora?"
Firmina: (com ar abatido) "Mal Sô Dotor, muto mal..."
Médico: "Então? Diga lá o que se passa"
Firmina: (levantando-se) "Quer que me dispa?"
Médico: "Não, não! Primeiro falamos sobre o que se passa"
Firmina: (levantando o soutien) "Ando aqui com um caroço..."
Médico: (desviando os olhos) "Isso é com outro médico D. Firmina, eu sou cardiologista"
Firmina: (faz um ar incrédulo)
Médico: (aponta para a placa em cima da mesa)
Firmina: "Ah Sô Dotor mas é por causa disso, que eu cá vim sabe. É do coração. Ando sem dormir"
Médico: "Ah sim? Tem palpitações de noite? Dificuldade em respirar?"
Firmina: "É mesmo preocupação, desde que aconteceu aquilo ao rapaz, coitadito"
Médico: (franzindo o sobrolho) "O jogador não é..."
Firmina: "Ai nem me diga nada, parece que o estou a ver a cair. Tenho de me sentar! Ando de dia sempre com medo, não me vá acontecer alguma coisa a mim"
Médico: "E que tal é a sua alimentação? O seu prato favorito é o quê? Que comeu ao pequeno almoço hoje?"
Firmina: "Feijoada de chouriço. Sandes de ovo e paio".
Médico: "Vejo aqui dos seus testes que tens niveis de colesterol muito altos. Tem de cortar nas gorduras para não ter um enfarte mais tarde"
Firmina: "Ai o enfarte não me preocupa. É de cair assim sem mais nem menos Sô Dotor! Ah me deus!"
Médico: "Cair de repente?"
Firmina: "Sim, como o rapaz. Ai que parece que o estou a ver a cair!"
Médico: (com cara de chateado) "Acha que faz bem em vir aqui para esta conversa?"
Firmina: (levantando-se) "Eu sei, é melhor despir-me não é?"
Médico: "NÃO! Vista a blusa! Ahhhh... chiça, não havia necessidade. Enfermeira, cancele-me o almoço, perdi o apetite..."
Firmina: "O que acha disto?"
Médico: "Acho mal... acho mal..."
Firmina: "Eu sabia! Quantos dias de vida tenho? Seja bruto!"
Médico: (a murmurar) "Merecias que eu fosse bruto merecias..."
Firmina: "Não me pode ajudar?"
Médico: (preenchendo um papel) "Posso, posso. Vai aqui ao meu colega"
Firmina: (lendo) "Psi...quia...tria?"
Médico: (sorrindo e falando para o intercomunicador) "PRÓXIMO!"

Comments:

Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?